segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ativ 4.3 -TIC 100

Tema: ativ 4.3_midiasa
Subtema: contribuições das tecnologias.

“Para transformar a escrita do aluno, é importante que as aulas de Português contemplem as práticas de leitura e escrita que oportunizem a construção do conhecimento do uso e das funções da escrita. A escola é o lugar da reflexão e da transformação dessas práticas.” A partir dessa reflexão pensei em oportunizar aos meus alunos uma experiência com as tecnologias. Depois de trabalhar uma Oficina de Produção de texto (para o Gestar II): Avançando na Prática TP 6 ,p.141; levei alguns alunos à secretaria da escola para que eles pudessem refazer a atividade no computador. A atividade trabalhada foi uma entrevista sobre gírias. Os alunos deveriam criar uma página de uma revista ou jornal com três perguntas sobre o uso das gírias; e em grupos de cinco elementos responderem às perguntas . Eles ficaram à vontade para criarem; puderam usar fonte: cor, tamanho, forma, e os recursos para corrigir a ortografia e também o uso de imagens capturadas da internet. “Após essa vivência pedi a eles para falarem sobre a experiência e todos foram unânimes em dizer “é bom aprender assim”,” no computador fica mais fácil!”, “ é até divertido”.
Dessa forma, posso concluir que é possível integrar as tecnologias ao currículo, mas que é preciso ter bem claro os objetivos que se pretende alcançar.

ativ 4.2_midiasa - TIC 100

Possibilidades de Contribuições das Tecnologias
O Blog é no meu entender uma ótima ferramenta de comunicação.E por isso,creio que deve ser integrada à nossa prática pedagógica. Através do Blog poderemos despertar em nossos alunos o prazer pela leitura e pela produção de textos.

sábado, 12 de setembro de 2009

Pantanal de Mato Grosso

Queridos amigos, estou mais uma vez divulgando meu trabalho, agora, o poema é sobre o Pantanal; lugar para mim muito significativo; passei parte da minha infância em uma linda fazenda (do meu tio Paulo) chamada Santo Antonio do Alasca. Em agradecimento por tantos momentos maravilhosos que eu, minha mãe e meus irmãos vivemos lá é que fiz estes versos. Espero que gostem. E se possível, coloquem seu comentário e sua avaliação. Obrigada, Midiã
Clique no linkhttp://www.webartigos.com/articles/24578/1/pantanal-de-mato-grosso/1.html