Tema: ativ 4.3_midiasa
Subtema: contribuições das tecnologias.
“Para transformar a escrita do aluno, é importante que as aulas de Português contemplem as práticas de leitura e escrita que oportunizem a construção do conhecimento do uso e das funções da escrita. A escola é o lugar da reflexão e da transformação dessas práticas.” A partir dessa reflexão pensei em oportunizar aos meus alunos uma experiência com as tecnologias. Depois de trabalhar uma Oficina de Produção de texto (para o Gestar II): Avançando na Prática TP 6 ,p.141; levei alguns alunos à secretaria da escola para que eles pudessem refazer a atividade no computador. A atividade trabalhada foi uma entrevista sobre gírias. Os alunos deveriam criar uma página de uma revista ou jornal com três perguntas sobre o uso das gírias; e em grupos de cinco elementos responderem às perguntas . Eles ficaram à vontade para criarem; puderam usar fonte: cor, tamanho, forma, e os recursos para corrigir a ortografia e também o uso de imagens capturadas da internet. “Após essa vivência pedi a eles para falarem sobre a experiência e todos foram unânimes em dizer “é bom aprender assim”,” no computador fica mais fácil!”, “ é até divertido”.
Dessa forma, posso concluir que é possível integrar as tecnologias ao currículo, mas que é preciso ter bem claro os objetivos que se pretende alcançar.
Fico feliz em saber que o Programa Gestar II tem contribuido para a sua prática de sala de aula e as atividades tecnológicas.
ResponderExcluir